ILUMINAÇÃO PARA LOJAS
Nesta era de compras on-line, a força inata da loja fisica pode ser encontrada na experiência real e espacial de marcas e mercadorias. A luz não apenas apresenta os produtos, mas também determina a atmosfera e, portanto, fortalece as experiências diretas de compra. A luz é apresentada de forma sedutora ou tentadora de acordo com a estação para despertar novas emoções em relação à mercadoria. A apresentação única do espaço e dos produtos com o recurso da luz constitui um componente essencial no diálogo com o consumidor.
Quais tarefas a luz adota nas lojas?
Nas lojas, as funções de iluminação servem para responder com flexibilidade a uma grande diversidade de conceitos de exibição e situações arquitetônicas. É possível combinar modularmente soluções de iluminação e dimensioná-las de acordo com as necessidades.
A iluminação de varejo precisa atender a uma variedade de requisitos: em todos os projetos, os designers são confrontados com o desafio de reunir em um único conceito a exibição dos produtos, os destaques de vendas, os pilares da estrutura organizacional e os pilares de branding de uma marca. Esse sistema complexo de tarefas vai além de evidenciar mercadorias em mesas e prateleiras, mas trata-se de acolher a experiencia do consumidor desde a fachada, iluminação da área recepção do cliente o espaço de vendas e interação com o produto até o caixa como conclusão do processo de compra.
No início de cada projeto de iluminação, faz sentido que os designers de iluminação façam as três perguntas a seguir para cada área funcional necessária:
- Que importância arquitetônica e funcional tem a sala ou a zona espacial?
- Quais tarefas a iluminação pode adotar para otimizar a exibição dos produtos?
- Que estratégia de iluminação individual e métodos de iluminação são adequados como base para a experiencia do consumidor?
Design em funções de iluminação
Acolhedor Experimentando
Apresentando Relaxante
Informando
Uma comparação da tecnologia de iluminação
Projeção ou reflexão: qual é a diferença?
Lojas de iluminação eficiente e precisa
Projetores, Refletores e wallwashers são ferramentas de iluminação flexíveis e eficientes para a apresentação eficaz dos produtos. A qualidade da tecnologia de iluminação não é apenas decisiva para a distribuição precisa da luz e, portanto, experiências de compra agradáveis, mas também para a relação custo-benefício a longo prazo da instalação de iluminação. Nesse sentido, os sistemas ópticos que utilizam o princípio de projeção via lentes se beneficiam de vantagens qualitativas e quantitativas em relação às soluções refletoras convencionais.
Reflexão: controle de luz através de refletores
Os sistemas de lentes apresentam alta precisão e eficiência. Alta uniformidade em termos de brilho e constância de cores que é gerada dentro do feixe de luz. Imperfeições ou perdas de luz de derramamento são evitadas porque todos os raios de luz são guiados através do sistema de lentes. Isso significa que os operadores se beneficiam da alta eficiência (lx/W). Mesmo feixes de luz muito estreitos para acentos marcantes podem ser implementados.
Com o controle da luz através de refletores, apenas os raios de luz emitidos para o lado são controlados. Portanto, feixes de luz muito estreitos não são possíveis. Além disso, ocorrem altas perdas de luz de derramamento (linhas vermelhas) ou não de vigas limpas (por exemplo, halos). Bordas desfocadas e às vezes coloridas para os feixes de luz também podem ocorrer, bem como uma distribuição não uniforme de iluminação no centro.
IRC
O Sol é a principal fonte de iluminação que nós temos e por isso enxergamos as cores verdadeiras com a sua iluminação.
Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol.
A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC), é feita por porcentagem, que varia de 0 a 100 %, sendo que 100% equivale às mesmas cores que vemos com a luz natural solar. Quanto mais próximo de 100% o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.
Neste contexto ter uma lâmpada ou luminária com IRC acima de 80 permitira que as cores dos produtos expostos sejam as mais fidedignas possíveis a realidade, tornando os produtos muito mais atrativos e interferindo diretamente na experiencia de consumo de seus clientes.
Cromaticidade
A cromaticidade é um recurso que tem sido implementado cada vez mais na comunicação visual de lojas como recurso de branding, pois a luz fica a serviços das cores da marca, ou traz pontos de descontração e modernidade ao projeto.
Automação
A automação para criação de cenas de vitrines é essencial pois comanda dimmers, cores, circuitos que ascendem e apagam para criar contrastes entre claros e escuros transformando o ambiente da loja 100% de acordo com a estratégia de visual merchandising.
Atualmente esses recursos são disponíveis desde interruptores inteligentes que comandam toda a iluminação, ou sistemas mais sofisticados que podem integrar o som, ar condicionado. Todos os recursos oferecem a possibilidade de comando via celular ou tablet.