IK08

Classificação IK – Níveis de Proteção Contra Impactos Mecânicos

 

O padrão internacional IEC 62262 (2002) define os níveis de proteção de invólucros e gabinetes contra impactos mecânicos. Essa classificação também é conhecida popularmente classificação IK ou código IK. No Brasil ela é regida pela norma ABNT NBR IEC 62262:2015, intitulada “Graus de proteção assegurados pelos invólucros de equipamentos elétricos contra os impactos mecânicos externos (código IK)”.

 

Antes da definição do código IK, um terceiro número era ocasionalmente adicionado a classificação IP no índice de proteção, para indicar o nível de proteção contra impacto, como por exemplo IP67(9).

 

A norma se trata de uma classificação internacional que define um código numérico que classifica os níveis de proteção fornecidos por gabinetes, invólucros e embalagens de equipamentos elétricos e eletrônicos contra impactos mecânicos externos.

 

Esta norma fornece meios de especificar e comparar a capacidade de proteção de seu conteúdo interno contra impactos externos.

 

Graus de proteção assegurados pelos invólucros de equipamentos elétricos contra os impactos mecânicos externos (código IK)

 

Curta nossas páginas

 © Copyright  2017. All Right Reserved, by Yellow Cool

 

 